As discussões sobre saúde mental do ser humano têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o mundo, principalmente após o início da pandemia. Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) mostram que no Brasil a busca por consultas com psicólogos ou psiquiatras aumentou 25% nos últimos 12 meses.
Aliado ao isolamento social e o distanciamento de familiares e pessoas queridas, estão o medo de ficar doente, perder uma pessoa querida ou ficar sem trabalho, ou até mesmo a sobrecarga no emprego. Recentemente, um caso chamou bastante atenção do mundo inteiro, quando a ginasta Simone Biles desistiu de disputar as Olimpíadas alegando problemas emocionais.
“Conhecer nossos próprios limites, requer um olhar para dentro. Refletir como se vive e compreender a situação é o primeiro passo para o autoconhecimento. A nossa sociedade prioriza o sucesso, mas na caminhada é preciso reconhecer os nossos próprios limites, identificar os padrões de comportamentos que não são positivos. Quando algo nos incomoda, perdemos o sono, ficamos sem motivação, isso já podem ser sinais que algo não está bom e precisa mudar”, diz Luciana Vanzo, psicóloga e sócia proprietária da Humana Mundi.
Ao complementar, Maria Cristina de Barros, psicóloga e sócia proprietária da Humana Mundi, avalia que. a ansiedade e a incerteza trazidas pelo isolamento social fizeram com que muitas pessoas enxergassem e dessem uma oportunidade à terapia. “O acompanhamento de um psicólogo pode auxiliar a pessoa a ter uma vida mais feliz, saudável e leve em todos os âmbitos. Além de possibilitar o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos acumulados, muitas vezes, ao longo dos anos”, relata.
A psicologia trabalha os aspectos psíquicos e de comportamentos do ser humano. Esse profissional auxilia as pessoas a lidarem com emoções, sentimentos e sensações negativas que estão presentes no dia a dia e em diversas áreas da vida de uma pessoa.
Para relembrar
O Dia do Psicólogo é comemorado sempre em 27 de agosto. A data foi escolhida por causa da regulamentação da profissão de psicólogo, que aconteceu no ano de 1964 com a implementação da lei nº4119/62. Posteriormente, em 2016, a lei nº13.407/16 oficializou a data nacionalmente.
A atuação de um profissional de psicologia pode se dar em diversos âmbitos.