As experiências de transformação devem ser valorizadas

Mas nem sempre é assim. O que em geral acontece é que a maioria dessas experiências de transformação não é devidamente valorizada. Em seus casos mais extremos e intensos, são tratadas como algo de cunho estritamente religioso, ou anormal, ou até mesmo patológico. Já nos casos menos intensos, elas não são sequer levadas em consideração. Pois, são como sonhos bizarros que vão perdendo o brilho até, finalmente, serem esquecidos.

Asexperiências de transformação têm recebido vários nomes ao longo da história: experiências místicas, espirituais, transcendentes, excepcionais, culminantes ou anômalas. Entretanto, aqui vamos tratá-las por experiências de transformação, por acreditarmos que, mesmo quando menos intensas, elas guardam em si um potencial de desenvolvimento, mudança, crescimento e expressão de nosso melhor!

Sabemos que essas experiências não dependem de religião, classe social, etnia, cultura, de crenças, para ocorrer. Elas simplesmente acontecem, em diferentes níveis e ocasiões, com todos nós! Contudo, a diferença está na forma como interpretamos, que aí sim, depende de nossas crenças.

Experiências de transformação por meio da arte

A arte pode ser um dos meios mais promissores para expressar essas experiências. Através da música, poesia, teatro, pintura, fotografia, podemos contar sobre essas vivências subjetivas que nos parecem inexprimíveis. Impossíveis de traduzir ou explicar sem que pareçam banais ou, por outro lado, completamente surreais!

Na Humana Mundi valorizamos a transformação e o movimento. Assim como, nossa capacidade de desenvolver, criar, despertar.  Estamos interessados em ouvir e conhecer sobre suas experiências. Acima de tudo, esclarecer seu significado, sua abrangência e amplitude. Bem como, se possível, configurar sua natureza e sentido. Para onde essas experiências transformadoras estariam nos conduzindo? Para que?

Talvez a transformação pessoal que elas inspiram, seja também possível a outras tantas pessoas, no âmbito coletivo. E ajudem a revelarmos facetas mais benevolentes de nossa humanidade, algo imprescindível em tempos conturbados e violentos como o que atravessamos atualmente em toda as partes do planeta!

Esta iniciativa é um convite para que você venha à Humana Mundi e reconheça, vivencie e compartilhe, da forma que preferir, uma experiência transformadora!

Compartilhe: