
Conheça um pouco sobre a diversidade humana e sua importância
A diversidade humana é um tema atual e presente em diversos âmbitos da vida, sua discussão é de suma importância para o desenvolvimento do respeito e para convivência harmoniosa entre os indivíduos.
Com a consolidação deste conceito, iniciativas que respeitam a diversidade vêm sendo propostas, e a consciência sobre todos os pontos que o tema envolve, se torna cada vez mais importante no convívio em sociedade .
Além disso, sabemos que a manutenção da saúde dos indivíduos é multifatorial. Podemos compreendê-la em suas perspectivas biológica, psicológica e social. A saúde está diretamente ligada à diversidade, uma vez que é influenciada por aspectos que regem a sociedade, como suas crenças, a hereditariedade, orientação de gênero, religiosidade, entre tantos outros.
O que é?
Resumidamente, a diversidade humana diz respeito às diferenças existentes entre os seres humanos. Dentro deste conceito existem diversas categorias, tais como:
- Diversidade cultural
- Diversidade social
- Diversidade religiosa
- Diversidade de gênero
Além dessas categorias existem muitas outras, afinal, existe uma série de características que podem se manifestar nos indivíduos e em seus grupos.
Consolidação e proteção
Devido sua relevância social, foram criadas organizações e leis com intuito de garantir o respeito pela diversidade, como a ONU e os direitos humanos.
Criada em 1945, a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma entidade reguladora e foi criada para que houvesse diálogo e mediação entre os países. Dessa forma, buscou-se estabelecer um ambiente que pudesse promover a paz e a tolerância. Dentre as principais pautas presentes em sua fundação, estava a defesa da diversidade e dos direitos dos cidadãos, o que levou à criação dos direitos humanos.
Criado em 1948, o conceito de direitos humanos era uma ideia antiga, mas foi popularizada e oficializada em 1948 através da Declaração Mundial dos Direitos Humanos feita pela ONU. Esta declaração foi proclamada com intuito de garantir os direitos inerentes dos indivíduos de todo o planeta independentemente do seu gênero, cor, raça, religião etc.
Importância
O respeito às diferenças é essencial para a convivência em sociedade.
Existem diversas religiões ao redor do mundo, seres humanos com culturas, gêneros e gostos diferentes, e o respeito é essencial para que seja construída uma sociedade justa. Ressaltamos a importância da tolerância e empatia, uma vez que muitos grupos ainda sofrem discriminação e permanecem marginalizados.
Somente através dessa consciência é possível vencermos o individualismo, o preconceito e a discriminação que ainda são tão presentes na nossa sociedade.
O conceito de diversidade e o próprio ser humano evolui, à medida que amplia sua consciência e melhora suas relações. Para que elas possam ser enriquecedoras e acima de tudo respeitarem o livre arbítrio humano, é necessário que cada um faça sua parte.
Gostou do texto? Acesse nosso blog e confira muitas notícias do mundo da saúde. Siga-nos nas redes sociais para ficar antenado nas novidades da Humana Mundi, estamos no Linkedin e Instagram e Facebook.