A Humana Mundi é um espaço clínica que promove saúde e bem estar a partir de um conceito humanizado e integrado de saúde, que promove o equilíbrio entre o corpo, mente e alma.
Nosso protocolo é baseado no Modelo Integrativo de Cuidados (MIC), que é um programa de acolhimento ao indivíduo em suas necessidades específicas, sem deixar de olhar para o todo. Com foco em saúde mental, o olhar integral do MIC propõe a união das terapêuticas convencionais em saúde: Psicologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Nutrição, entre outras, aos saberes tradicionais das práticas integrativas e complementares (PICs), já reconhecidas no Brasil e exterior. Dessa forma, trabalhamos a prevenção, recuperação e manutenção da saúde do indivíduo a partir de uma escuta ativa, inclusiva e acolhedora.
No MIC, partimos do princípio da integralidade, pois entendemos que a prática da saúde e do bem-estar devem considerar o indivíduo nas suas dimensões biopsicossocial e espiritual. Importante ressaltar que a espiritualidade entra em um contexto laico, ou seja, não religioso. A espiritualidade é parte integrante da nossa personalidade e pode se manifestar através do sentido e significado existencial, da emergência de valores e do reconhecimento pelo indivíduo, daquilo que ele considera como sagrado ou essencial.
Veja ao lado uma lista de nossas especialidades, mas não hesite em entrar em contato, pois novas abordagens estão sendo testadas constantemente em nosso espaço. Além disso, estamos sempre à disposição para tirar suas dúvidas sobre o MIC e nosso modo único de trabalhar!
Acupuntura
A acupuntura teve forte influência de três escolas: O Taoísmo, o
Naturalismo e o Confucionismo, que tinham respectivamente como essência:
“caminho e virtude”, a observação da natureza e suas leis e o comportamento
humano onde seu ideal era o “homem superior”.
A prática da acupuntura tem sido difundida cada vez mais em todo o mundo
e tem provado que é uma técnica milenar chinesa, indicada no tratamento de
grande parte das doenças. Sua abordagem
é integral, ampla e promove o equilíbrio físico, mental e espiritual.
A acupuntura interpreta e entende o corpo humano como uma rede de canais
por onde circula a energia Qi, utilizando a prática da inserção de agulhas em
pontos específicos do corpo fazendo circular essa energia em maior ou menor
quantidade e força, seguindo princípios de alto e baixo, fraco e forte, quente
e frio, seco e úmido, superficial e profundo, enfim, os conceitos da polaridade
Universal que conecta o interior e o exterior.
Todos podem se beneficiar dessa prática integrativa complementar, da
menor a maior idade.
De forma geral 10 sessões de acupuntura com 1 hora de duração forma uma
série de tratamento, sendo uma vez por semana, porém, o protocolo de
atendimento será definido a partir da primeira consulta de anamnese em que o
cliente responderá uma série de perguntas e o profissional fará o exame físico
para detectar os pontos de energia a serem trabalhados, bem como, se há
encaminhamento médico.
Vários recursos poderão ser utilizados, tais como, auriculoterapia com
sementes, agulhas de pressão, maxobustão, laseracupuntura, ou seja, estimula os
acupontos sem a penetração de agulhas na pele.
Exemplos do que pode ser trabalho
na acupuntura:
– sinusite, rinite, obstrução nasal, bronquite, asma
– cólicas menstruais, menopausa
– disfunções da coluna vertebral, ciática, artrite, dores articulares,
nevralgia
– gastrite, úlcera, colite, prisão de ventre, diarréia
– dor de cabeça, cefaleia, enxaqueca
– alergias de pele
– ansiedade, medos, depressão, estresse, insônia, desânimo, pânico,
fobia
– compulsões alimentares, dependência química; dentre outros.
“A medicina chinesa
é uma grande casa de tesouros. Devemos fazer todos os esforços para
descobri-los e elevar seus padrões” – Mao Tse Tung
Profissional: Fernando Marangon
Terapia com arte – É uma abordagem psicoterapêutica que utiliza como mediação a expressão artística com o objetivo de possibilitar ao indivíduo materializar uma imagem interna, ou seja, através da criação (da forma) transformamos o conteúdo inconsciente em consciente. A criação dá forma às imagens do inconsciente que estão carregadas de emoções, desejos e energia psíquica, tornando-as conscientes.
Profissional: Daniela Oliveira Liu
Psicóloga formada pela FMU, possui aprimoramento em Psicoterapia Breve na Abordagem Junguiana, pelo Instituto Pieron-SP e formação em cuidados e orientações ao menor pela Cruz Vermelha Brasileira, em Hipnose Clínica Ericksoniana , pelo Instituto Anima, SP, e no Sistema Body Mind Talk / BMT – Leitura da Linguagem do Corpo e da Mente , no Instituto Anima, SP. Atualmente, dedica-se ao atendimento clínico a crianças, bebês, gestantes e faz orientação aos pais. Para os adolescentes, trabalha com Psicoterapia Breve e Orientação Vocacional.
Constelação Familiar, técnica criada por Bert Hellinger (psicoterapeuta alemão), onde se cria “esculturas vivas” reconstruindo a árvore genealógica, o que permite localizar e remover bloqueios do fluxo amoroso de qualquer geração ou membro da família.
Muitas das dificuldades pessoais, assim como problemas de relacionamento são resultados de confusões nos sistemas familiares. Esta confusão ocorre quando incorporamos em nossa vida o destino de outra pessoa viva ou que viveu no passado, de nossa própria família sem estar consciente disto e sem querer. Isto nos faz repetir o destino dos membros familiares que foram excluídos, esquecidos ou não reconhecidos no lugar que pertencia a eles.
Profissional: Daniela Oliveira Liu
Psicóloga formada pela FMU em 2003. Possui aprimoramento em Psicoterapia Breve na Abordagem Junguiana, pelo Instituto Pieron-SP. Formação em cuidados e orientações ao menor pela Cruz Vermelha Brasileira, Formação em Hipnose Clínica Ericksoniana , pelo Instituto Anima, SP. Formação no Sistema Body Mind Talk / BMT – Leitura da Linguagem do Corpo e da Mente , no Instituto Anima, SP. Atualmente, dedica-se ao atendimento clínico a crianças, bebês, gestantes e faz orientação aos pais. Para os adolescentes, trabalha com Psicoterapia Breve e Orientação Vocacional.
Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.
O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.
Essa especialidade não é uma PICs.
Homeopatia – É um tipo de tratamento que utiliza as mesmas substância que provocam os sintomas para tratar ou aliviar vários tipos de doenças, desde asma até depressão, por exemplo, seguindo o princípio geral de que “semelhante cura semelhante”.
Mindfullness – Podemos definir como um conjunto de técnicas meditativas com foco no momento presente, sendo um método de treinamento mental com o objetivo de diminuir os conflitos internos, encontrando tranquilidade interna e fazendo o individuo sair do automático do dia-a-dia.
A Neuropsicologia é uma área de interface entre a Neurologia e a Psicologia. De um lado há o estudo detalhado do sistema nervoso e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso de conhecimentos teóricos angariados pelas neurociências e pela prática clínica, com metodologia estabelecida experimental ou clinicamente.
Especialidade não é um PICs
Nutrição Integrativa – Define-se a nutrição como ciência que estuda todos os processos por meios dos quais o organismo recebe, utiliza e elimina os nutrientes ingeridos.
Mas a nutrição é bem mais ampla e complexa, envolvendo aspectos desde a seleção e escolha dos alimentos, passando pelo contexto de vida do indivíduo até sua relação com a saúde e doença, sem esquecer os aspectos fisiológicos. Dessa forma inclui implicações sociais, econômicas, culturais e psicológicas relacionadas aos alimentos e à alimentação.
Profissional: Silvia Bruzetti
Nutricionista há mais de 25 anos pelo Centro Universitário São Camilo com especializações em: aprimoramento em transtorno alimentar pela FMUSP-IPQ, nutrição esportiva e suplementação pelo complexo educacional FMU, educadora em Diabetes Mellitus pela ADJ e SBD (Associação dos Diabéticos do Brasil/Sociedade Brasileira de Diabetes), coach de emagrecimento, saúde e alimentação/Life Coaching, palestrante e pedagoga.
Atua em consultório há mais de 17 anos, com expertise em nutrição em cardiologia, clínica, esportiva e suplementação, comportamental e saúde mental. Iniciou sua carreira no Instituto da Criança, no Hospital das Clínicas da FMUSP, como nutricionista clínica e supervisora. Atuou por 25 anos em escola particular, como nutricionista responsável pelas refeições servidas a crianças, adolescentes e funcionários.
Participou como nutricionista colaboradora no Programa à Mulher com Dependência Química Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina – USP e atuou como professora da disciplina de nutrição e dietética no curso técnico de enfermagem, em escola técnica de enfermagem.
Atendimentos:
Nutrição em cardiologia: pessoas com sobrepeso, obesidade, excesso de colesterol, triglicérides, ácido úrico, hipertensão arterial, diabetes, síndrome metabólica, entre outros.
Nutrição clínica: pessoas com refluxo gastroesofágico, gastrite, úlcera, diverticulite, intestino preso, intolerância à lactose e ou ao glúten, a proteína do leite, gestantes, anemia ferropriva, além de vegetarianos e veganos.
Nutrição esportiva e suplementação: orientação para praticantes de atividade física e esportistas amadores.
Nutrição comportamental: abrange todas as áreas, pois as mudanças de hábitos são provocados pelas de comportamentos, para atingir os objetivos e metas propostas.
Orientação Profissional – Define-se como o processo de autoconhecimento, que visa identificar ações para melhores escolhas profissionais, desenvolvimento de competências e combate a crenças limitantes
Profissional: Caroline Reis Pereira – Consultora e orientadora profissional e de carreira na Abordagem Integrativa Transpessoal, com atuação de mais 10 anos na área de Recursos Humanos em empresas multinacionais. Certificada em consultoria e facilitação de líderes na abordagem Antroposófica pela Adigo,
Especialidade não é uma PICs.
É a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção (prevenção, aconselhamento, psicoterapia, reabilitação, acesso à saúde, avaliação.
Profissionais
Daniela Oliveira Liu – Psicóloga formada pela FMU em 2003. Possui aprimoramento em Psicoterapia Breve na Abordagem Junguiana, pelo Instituto Pieron-SP. Formação em cuidados e orientações ao menor pela Cruz Vermelha Brasileira, Formação em Hipnose Clínica Ericksoniana , pelo Instituto Anima, SP. Formação no Sistema Body Mind Talk / BMT – Leitura da Linguagem do Corpo e da Mente , no Instituto Anima, SP. Atualmente, dedica-se ao atendimento clínico a crianças, bebês, gestantes e faz orientação aos pais. Para os adolescentes, trabalha com Psicoterapia Breve e Orientação Vocacional. Formação em cuidados e orientações ao menor pela Cruz Vermelha Brasileira, Formação em Hipnose Clínica Ericksoniana , pelo Instituto Anima, SP. Formação no Sistema Body Mind Talk / BMT – Leitura da Linguagem do Corpo e da Mente , no Instituto Anima, SP. Atualmente, dedica-se ao atendimento clínico a crianças, bebês, gestantes e faz orientação aos pais. Para os adolescentes, trabalha com Psicoterapia Breve e Orientação Vocacional.
Daniela Lopes Ferradás – Graduada em Psicologia pela UNIP, Pós-graduada em Psicologia Transpessoal pela Alubrat, Practitioner em Programação Neurolinguística, Terapeuta Renascedora e Consteladora Familiar Sistêmica, além de formação em Técnicas de Expansão de Consciência e Reiki nível II. Faço atendimentos individuais pessoalmente e online e atendo grupos em vivências, workshops e constelação. Tenho como missão acompanhar a jornada das pessoas na compreensão de si mesma, colaborando na apropriação do sentido em diversos aspectos de suas vidas e integrando suas várias dimensões.
Luciana Vanzo – Psicóloga formada em 2002 pela FMU-SP, com experiência clínica, hospitalar, em Recursos Humanos e Terceiro Setor. Trabalhou por 15 anos na área de gestão de pessoas, no setor corporativo. Atualmente, dedica-se ao atendimento clínico a adolescentes, adultos e grupos, e presta consultoria a empresas e associações. Ativista quântica certificada pelo Center Quantum Activism, por Amit Goswami e Pós-graduanda em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT). CRP 06/67852
Maria Cristina Monteiro – Psicóloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento, especialista em psicologia Transpessoal. Atuante na área de Psico-oncologia desde 1992, ministra cursos, palestras e realiza trabalho clínico em instituições de saúde e clínica privada. Vice-presidente da Alubrat (Associação Luso Brasileira de Transpessoal). É representante da International Transpersonal Association (ITA) e da Asociación Iberoamericana de Transpersonal (ATI). Atualmente, também pesquisa a interface entre a espiritualidade e a saúde no Proser (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria da USP), onde é Doutoranda atualmente.
Especialidade não é uma PICs.
A psicologia transpessoal é um tipo de terapia de abordagem humanista centrada nos aspectos espirituais da vida humana, utilizando diversos métodos e teorias psicológicas para se aprofundar na questão espiritual. Foi desenvolvida na década de sessenta tendo contado com a contribuição de nomes importantes. A palavra transpessoal significa “além do pessoal”, e isso reflete bem o seu objetivo principal, que é explorar o crescimento humano e ajudar as pessoas a descobrirem a essência profunda que existe além das dimensões do ego.
Profissional
Maria Cristina Monteiro – Psicóloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento, especialista em psicologia Transpessoal. Atuante na área de Psico-oncologia desde 1992, ministra cursos, palestras e realiza trabalho clínico em instituições de saúde e clínica privada. Vice-presidente da Alubrat (Associação Luso Brasileira de Transpessoal). É representante da InternationalTranspersonalAssociation (ITA) e da AsociaciónIberoamericana de Transpersonal (ATI). Atualmente, também pesquisa a interface entre a espiritualidade e a saúde no Proser (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria da USP), onde é Doutoranda.
Especialidade não é uma PICs.
Psicologia infantil é a área da psicologia responsável por investigar e estudar as manifestações psíquicas da criança, incluindo características cognitivas, físicas, linguísticas, perceptivas, emocionais, sociais, entre outras.
Profissional
Daniela Oliveira Liu
Psicóloga formada pela FMU em 2003. Possui aprimoramento em Psicoterapia Breve na Abordagem Junguiana, pelo Instituto Pieron-SP. Formação em cuidados e orientações ao menor pela Cruz Vermelha Brasileira, Formação em Hipnose Clínica Ericksoniana , pelo Instituto Anima, SP. Formação no Sistema Body Mind Talk / BMT – Leitura da Linguagem do Corpo e da Mente , no Instituto Anima, SP. Atualmente, dedica-se ao atendimento clínico a crianças, bebês, gestantes e faz orientação aos pais. Para os adolescentes, trabalha com Psicoterapia Breve e Orientação Vocacional.
Especialidade não é uma PICs.
A psicopedagogia é o estudo dos processos de aprendizagem e ensino. É o ponto de convergência de duas outras ciências: a Psicologia e a Pedagogia. Portanto, seus princípios são baseados na pesquisa psicológica envolvida por processos cognitivos, afetivos ou fatores sociais e o ambiente do indivíduo, cujo estudo em termos de comportamento é aplicado à metodologia didática, o estudo das emoções e do comportamento, para posteriormente aplicá-los no metodologia didática.
A Psico-Oncologia é uma especialidade que faz interface entre a Psicologia e a Oncologia. Ela busca auxiliar pacientes oncológicos e suas famílias a lidar com as dimensões psicológicas presentes no tratamento aos vários tipos de câncer, desde o impacto do diagnóstico até os processos de reabilitação ou, em alguns casos, de terminalidade. Na Psicooncologia, os atendimentos podem ser feitos online, em domicílio, no hospital ou na Humana Mundi. São individuais mas também envolvem a família e a interlocução com a equipe de de saúde que cuida do paciente.
Profissional
Maria Cristina Monteiro – Psicóloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento, especialista em psicologia Transpessoal. Atuante na área de Psico-oncologia desde 1992, ministra cursos, palestras e realiza trabalho clínico em instituições de saúde e clínica privada. Vice-presidente da Alubrat (Associação Luso Brasileira de Transpessoal). É representante da InternationalTranspersonalAssociation (ITA) e da AsociaciónIberoamericana de Transpersonal (ATI). Atualmente, também pesquisa a interface entre a espiritualidade e a saúde no Proser (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria da USP), onde é Doutoranda.
Especialidade não é uma PICs.
Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.
Especialidade não é uma PICs.
Reiki é uma terapia natural japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da imposição de mãos e a utilização de símbolos e baseia-se no conceito de que o Reiki é uma energia vital invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos.
Profissional
Andrea Maria e Regina Maria Roveri
A medicina ayurvédica é utilizada por aproximadamente 90% das pessoas na Índia. Recentemente, os países ocidentais também começaram a aceitar as terapias alternativas ou naturais, como a Ayurveda. A terapia ayurveda é bastante procurada devido à sua abordagem holística.
Sendo assim, a terapia ayurveda é um conhecimento antigo que indica a própria medida da vida, aconselhando sobre as condições apropriadas e inapropriadas, felizes e dolorosas de viver e recomendando práticas favoráveis à longevidade. Remove a causa da doença e restabelece o equilíbrio ao nosso sistema através de remédios herbais e massagem medicinal, bem como Yoga, meditação e abordagens para um estilo de vida espiritual.
De forma geral, a terapia floral é auxiliar no equilíbrio das emoções, auxiliando a acalmar estados mentais agitados, de tristeza, entre outros.
Urologia: Andrologia ( infertilidade masculina, terapia de reposição hormonal, disfunções sexuais); Endourologia ( pedras nos rins, hiperplasia prostática)
Profissional: Dra. Wendy Añez Ugarte
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia; Graduação pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes; Residência em Urologia no Hospital Federal de Ipanema
Yoga – É considerado uma prática da medicina alternativa ou complementária, onde trabalha tanto a mente como o corpo, reunindo disciplinas físicas como mentais para permitir que as pessoas relaxem.
A filosofia do ioga tradicional requer que os estudantes formem uma união com a disciplina por meio do comportamento, da dieta e da meditação. Confira a seguir os benefícios que o ioga trará para sua vida. Diminuir o estrese: com seus movimentos silenciosos e precisos, o ioga irá afastar você dos problemas do seu dia e poderá focar-se nos movimentos do seu corpo. Melhorar a flexibilidade: enquanto você aprende e aperfeiçoa novos movimentos e poses, poderá sentir uma melhora no seu equilíbrio, na sua flexibilidade, na amplitude do movimento e na força. Isso significa que estará menos propenso a sofrer lesões com os outros esportes que pratique ou as atividades do dia. Evitar e/ou combater doenças: o ioga pode ajudar com uma variedade de condições de saúde, como o câncer, a depressão, a dor, a ansiedade e a insônia. Assim como também com os problemas de sono, fadiga e de estado de animo. O ioga também ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Perder peso: se você sofre de sobrepeso, o
Profissional : Anderson Pires
Telefone: (11) 3831.3378
Whats App: (11) 95570.8574