Experiências de transformação

De vez em quando vivenciamos algumas experiências que mudam nossa visão do mundo. Que transformam a maneira como enxergamos a nós mesmos. Às vezes, essas experiências de transformação acontecem espontaneamente, durante momentos corriqueiros. Como ao acordar pela manhã, correr ou fazer algum esporte. Depois do amor. Enquanto meditamos ou fazemos yoga.

Ocasionalmente, elas podem ser motivadas por situações de dor, estresse e sofrimento. Como uma doença, um acidente, uma perda importante. Ou ainda por alterações fisiológicas no corpo, que afetam sua homeostase (tendência do organismo de conquistar equilíbrio e conservação), que pode ocorrer por uso de algum medicamento forte ou por substâncias específicas.

Seja de uma maneira ou de outra, de repente o mundo parece mais real e mais bonito do que o normal! As árvores, o céu, até mesmo as casas, os prédios e os canteiros das ruas parecem de alguma forma vivos e conectados uns aos outros. Como se fossem a expressão de uma “energia” ou força maior.

A energia que transforma – Experiências de transformação

Por isso, sentimos que também somos parte dessa “energia” e não estamos separados dela! Por dentro nos sentimos completamente diferentes também: experimentamos serenidade, paz e até êxtase. Temos a impressão muito vívida e real de que revelamos uma parte de nós mesmos, verdadeira e profunda, o nosso Eu essencial. É como se, por instantes que parecem sem fim, sentíssemos que tudo está exatamente como e onde deveria estar. Como se tudo fizesse o mais verdadeiro sentido.

Em geral, saímos dessas experiências  com a sensação de que testemunhamos algo muito especial, um conhecimento, uma mensagem, uma inspiração. Ou mesmo um insight que antes não tínhamos. De alguma maneira, seja ela muito ou pouco intensa, mais ou menos espetacular, saímos dessa vivência com uma semente plantada em nossa consciência. Algo que pode crescer e se transformar (e nos rtransformar!), se dela cuidarmos.

O Humana Mundi valoriza e cuida de cada experiência, já que entende o seu potencial transformador  em nossa vida.

Compartilhe: