1) Qual a importância da terapia?
R: A terapia é por excelência um processo de autoconhecimento, uma busca ativa e investigação das questões que nos impedem de ser plenos e realizados e a criação e/ou descoberta de recursos pessoais para superá-las. No fundo a terapia, seja ela de que orientação for, quando bem conduzida, é uma aventura de autodescoberta, às vezes dolorida, outras divertida, mas indiscutivelmente recompensadora.
2) Como são as sessões de terapia?
R: As sessões são espaços acolhedores de encontro, onde há um pacto de confiança e sigilo estabelecido entre terapeuta e cliente. Todas as informações compartilhadas pelo cliente são mantidas confidenciais, dentro do espaço ou setting terapêutico. Elas podem ser semanais ou variar de acordo com a orientação teórica do terapeuta e em geral duram em torno de 50 min a 1 hora.
3) Quais são os tipos de terapias mais praticados ou procurados?
R: Há muitas abordagens ou formas de se praticar a psicoterapia. As mais tradicionais são a Psicanálise, a terapia de base Humanista e a Cognitivo comportamental. Essas terapias são também formas de ver o homem e o mundo, sendo consideradas Forças ou Escolas em Psicologia. Ainda assim, apesar de bastante abrangentes, são visões parciais. Há 50 anos surgiu a abordagem Transpessoal, que fala dos estados ampliados de consciência e inclui a dimensão espiritual como parte inerente da experiência humana, devendo ser integrada à psicoterapia. E ainda mais recentemente, a visão integral, que busca reunir todos os aspectos abordados nas orientações anteriores mas integra os conhecimentos sem compartimentá-los.
4) As terapias são cobradas por sessões avulsas ou pacotes?
R: Em geral as sessões são cobradas de forma avulsa, ainda que o pagamento delas pode ser feito mensalmente ou de acordo com a combinação entre cliente e terapeuta.
5) Quais as condições de pagamento para a Humana Mundi?
R: Para as sessões individuais, o pagamento pode ser feito em dinheiro, cheque ou cartão. Quando são realizados trabalhos grupais ou cursos de autodesenvolvimento, o pagamento pode ser parcelado e feito diretamente pelo site da HM.
6) Meu filho pode fazer terapia? A partir de quantos anos?
R: Sim, as crianças a partir de 1 ano e meio de idade respondem rapidamente às intervenções do terapeuta, quando se constrói um elo de confiança entre os dois e a família. Igualmente importante, no entanto, é a parceria da família no processo. Muitas vezes chega-se à conclusão que a criança precisa desenvolver recursos de enfrentamento de situações que a vida impõe, mas que os adultos envolvidos também precisam trabalhar aspectos de si mesmos para que o resultado final seja a boa saúde de toda a família.
7) As terapias de casal são indicadas para quais casos de relacionamentos?
R: A terapia de casal é indicada para a resolução de conflitos ligados ao relacionamento entre o casal, muitas vezes relacionados à dificuldade ou à falta de comunicação entre eles. Quando me sinto só mesmo estando ao lado de um parceiro/a; quando tenho a vontade de que ele/a se transforme totalmente ou quando não consigo tolerar a aproximação ou intimidade com ele/a; quando a identidade de um se perde em meio ao relacionamento a dois e, ainda, quando existe conflito em relação à educação dos filhos, entre outras questões.
8) Como funciona a Psicoterapia transpessoal? O que é?
R: A Transpessoal é considerada a quarta força dentro da Psicologia e baseia-se na concepção da multidimensionalidade do ser humano, na percepção de que podemos superar dificuldades e resolver conflitos os mais diversos, quando ampliamos nosso estado de consciência e atingimos níveis de maior compreensão e luminosidade. Dessa forma, conseguimos olhar para o conflito de outro ângulo, criando soluções antes impensáveis. Para sair do estado ordinário de consciência em que nos encontramos no dia a dia, são sugeridas, além da interação verbal, uma série de outras intervenções que estimulam esse novo olhar. Elas são utilizadas no setting sempre de forma criativa, respeitando o ritmo e possibilidades do cliente. Inclui-se aí por exemplo, o trabalho com sonhos, com grafismo, com mandalas, com recursos como a meditação, com visualizações e exercícios de relaxamento, entre outros. No entanto, tudo isso é feito de forma orquestrada, dentro de uma linguagem psicológica e visando a saúde integral.
9) Qual é a diferença da terapia em grupo e da terapia individual? Por que optar por uma em detrimento da outra?
R: De forma geral, a terapia de grupo levanta um tema que é trazido por um dos integrantes e este tema é generalizado e compartilhado com os demais integrantes, partindo do pressuposto que todos estamos de alguma forma conectados e o que um integrante do grupo traz para o grupo, ajuda os demais em seus próprios conflitos individuais. Á terapia individual mergulha mais profundamente nas questões pessoais daquele que está buscando se conhecer melhor e superar suas dificuldades e sofrimentos.
10) Como os cursos e workshops podem me ajudar a buscar meu equilíbrio e evolução mental-espiritual?
R: Os cursos e workshops da HM se baseiam em uma metodologia e didática que inclui e integra todos os aspectos humanos, fazendo com que a experiência de aprender (sobre si mesmo ou sobre algo) seja realizada não só pela dimensão cognitiva mas também pelas dimensões sensorial, intuitiva e emocional de forma integrada. Por isso um simples curso ou workshop pode se revelar uma experiência transformadora para o indivíduo, que não somente compreende cognitivamente o tema abordado, mas o vivencia de forma que corpo, mente e espírito participem juntos do processo. Isso é feito de forma lúdica e criativa, através de práticas e exercícios construídos especialmente para cada ocasião, complementando a parte teórica.
11) Como faço para me inscrever nos cursos da Humana Mundi?
R: Através do site, você pode encontrar o curso à sua escolha, preencher formulário de inscrição e ainda realizar o pagamento, tudo ao alcance das mãos, apertando um botão.