HomeFeminicídio: o que você está fazendo para combater o assédio ou violência dentro e fora da sua empresa?
Você já parou para pensar se a sua empresa ajuda as mulheres a compreenderem o que é feminicídio e a identificarem se sofrem algum tipo de violência?
Sim, feminicídio. Essa é a palavra que deveria ser mais usada do que é atualmente, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
Recentemente, uma premiada escritora mexicana, Cristina Rivera Garza, falou sobre a sua obra “El invencível Verano de Liliana”, que relata a dor e a falta de justiça pelo crime cometido contra a irmã há 32 anos, no México. Uma jovem de vinte e poucos anos assassinada pelo namorado possessivo e violento.
E quantas Lilianas não existem por aí?
Em março de 2020, após o início da pandemia, o número de feminicídios aumentou, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em abril, o total de denúncias recebidas no telefone 180, dedicado à mulher, foi 36% maior do que no mesmo mês em 2019.
E de que formas as organizações, nas quais as pessoas passam a maior parte do tempo ou para quem elas se dedicam durante toda a sua vida, podem contribuir, falando sobre o assunto e ajudando-as a compreender quando estão vivendo uma situação abusiva e perigosa?
As empresas podem e devem prover informações e abrir espaços para que as mulheres conheçam cada vez mais os seus direitos e denunciem o ato da melhor forma, sendo acolhidas e em segurança.
Nós, da Humana Mundi podemos apoiar você no planejamento de ações internas que abordem temas que envolvam essa conscientização e a saúde mental dessas profissionais que, no fundo, são, mulheres que podem estar precisando de ajuda.
Seja, na sua empresa, um agente dessa transformação. Pare e olhe para a vida cotidiana das suas colaboradoras e mostre que vocês estão juntos.
Preencha o formulário abaixo e conte-nos sobre a sua vivência e as suas necessidades sobre esse assunto!