
Saiba como a necessidade de aprovação pode prejudicá-lo e como vencer esse comportamento
Lançado em 1994, Friends é uma série de comédia que retrata a convivência entre seis amigos. Dentro do enredo, a série explora de forma humorística, através de seus personagens, algumas características e personalidades singulares, como a necessidade de aprovação.
Mônica, um dos seis personagens principais, é a representação perfeita desse comportamento.
Além disso, ela possui manias de limpeza e gosta de tudo milimétricamente organizado. A personagem busca, a todo o momento, que tudo ao seu redor seja “perfeito”. Como consequência disso, suas ações tendem sempre a ser rígidas e pautadas no que entende como ideal, e quando isso não acontece, acaba por gerar sentimentos de descontrole e frustração. Claramente, estes padrões de ser e agir afetam seus relacionamentos interpessoais, recaindo sobre eles uma necessidade de sempre agradar o outro, ter sua aprovação é sinônimo de se sentir querida, e uma boa pessoa. Essa situação, apesar de fictícia, não acontece só na televisão. Existem muitas pessoas que poderão se identificar com ela em seu dia a dia e em seus relacionamentos.
A realidade
Este assunto nos chama para uma importante discussão, ao tratar da autoestima, carência afetiva e da dificuldade de manter relações humanas saudáveis e equilibradas.
Assim como a Mônica, muitas pessoas colocam a aprovação do outro, pais, amigos, chefes, como principal métrica para suas ações. Esse comportamento muitas vezes limita o indivíduo, não permitindo que ele tenha clareza das suas motivações, reais sentimentos, e independência. Em outras palavras, não permite que ele seja quem realmente é. Além disso, o prende em um ciclo vicioso, pois dificilmente ficará satisfeito e pleno ao pautar ações pela opinião alheia, e estará sempre buscando por mais e mais aprovação.
Se você se identificou com tudo o que dissemos até agora (mesmo que em algum grau), a boa notícia é que existem formas de transformar esse padrão de comportamento e se relacionar de maneira saudável e segura em todos os seus ambientes de convívio.
Seguem algumas delas:
Psicoterapia
Com a ajuda de um profissional, você poderá identificar gatilhos e padrões de comportamento que deseja mudar. Você poderá desenvolver recursos internos e também entender com mais clareza quais as razões que te fazem se comportar de determinada maneira. Buscando sempre alternativas e ferramentas que ajudem a viver de forma mais plena psicológica e emocionalmente.
Meditação
Técnica tradicional do Budismo, essa prática tem como principal objetivo promover a eliminação do sofrimento mental. Como conceito mais importante, o Budismo entende que o sofrimento surge do desejo, e a única forma de se livrar totalmente do sofrimento é se colocar no estado de desapego a ele.
Além disso, a meditação promove a tranquilidade, controle de pensamentos negativos e maior clareza mental.
Yoga
Outra prática de auxílio eficaz para o equilíbrio mental é a Yoga.
Com foco na junção de exercícios mentais com exercícios físicos, essa prática pode servir como auxílio para pessoas que tem comportamentos repetitivos e obsessivos, afinal, auxilia na ansiedade, e ainda ativa hormônios de relaxamento trazendo maior equilíbrio ao dia-dia.
Clínica Integrativa Humana Mundi
Com foco na abordagem integral do indivíduo, a Humana Mundi é um ótimo lugar para você que busca um equilíbrio mental e emocional.
Com serviços formados por profissionais de grande excelência, a clínica oferece diversos meios de assistência psicológica. Dentre eles está a yoga, meditação, consulta com psicólogos, mindfullness, entre outros. Clique aqui para ver as especificações da clínica.
Siga-nos nas redes sociais para ficar antenado nas novidades, estamos no Instagram, LinkedIn e Facebook.