Neste processo, a cura está relacionada ao cuidado com o corpo físico, o emocional, o social, o espiritual e ambiental

Mesmo com tanto conhecimento e avanços tecnológicos, a humana ainda vem adoecendo num ritmo acelerado. Doenças como diabetes, depressão, câncer, esclerose múltipla, síndrome de Burnout, entre tantas outras, surgem cada vez com mais frequência. Nos dias de hoje é comum alguém ir ao médico padecendo de alguma enfermidade crônica e sair do consultório com uma imensa lista de medicamentos e com a recomendação de que terá que tomá-los pelo resto da vida.

Tratar apenas a doença focal pode nem sempre ser o melhor remédio, as vezes encontrar a cura passa por um processo muito mais amplo que vai de encontro com a integralidade do ser humano levando em consideração corpo, mente e alma, que é o Modelo Integrativo de Cuidado (MIC).

Dentro deste programa, um tema que desperta bastante curiosidade das pessoas é o cuidado da alma. Para esse ponto específico, Maria Cristina de Barros, sócia proprietária da Humana Mundi, explica que se utiliza muito a Psicologia Transpessoal, que chama atenção para a existência de aspectos da personalidade que transcendem ideias padronizadas e reducionistas sobre a natureza da mente humana e, por implicação, a natureza da realidade em que vivemos.

A visão transpessoal está relacionada a abordagem que existe em cada indivíduo um Eu mais profundo ou essencial que é experimentado em estados transcendentes de consciência. Distinto da personalidade e do ego pessoal, é a fonte de sabedoria interior, saúde e harmonia. Além disso, há no homem a capacidade natural de autotranscedência e autorrealização, que é o caminho para o desenvolvimento dos níveis da consciência e espiritualidade. E por fim, o crescimento físico, emocional, intelectual e espiritual estão inter-relacionados.

O MIC e as dimensões biopsicossocial e espiritual do cuidado envolvem o cuidado com o corpo físico, o emocional, o social, o espiritual e ambiental. Maria Cristina mostra os principais pontos destes:

1.Físico: o cuidado com o corpo é realizado através de programas de atividade física, de uma boa alimentação e da higiene do sono. Envolve:

+ Movimento: Como você tem cuidado de seu corpo? Tem feito atividade física regular?

Sono: Você está tendo um sono de qualidade suficiente? E se não, que barreiras o impedem de conseguir um sono regular e reparador?

Nutrição: Você tem se alimentado bem? Alimentação saudável é nutrir corpo e alma

  1. Emocional: é o desenvolvimento da capacidade de navegar pelos sentimentos: reconhecer, identificar, desidentificar, aceitar para transformar. É preciso integrar as emoções mais difíceis, aprendendo a manejar o stress diário e a desfrutar da jornada. É necessário aprender a compartilhar. Palavras-chave: Aceitação, Compaixão, Perdão e Otimismo.
  2. Social: a dimensão social é sinônimo de conexão. É quando as relações sociais criam sistemas de suporte que podem ajudá-lo através das lutas da vida. Um famoso estudo de Harvard coletou dados de centenas de participantes por 80 anos. Os octogenários sobreviventes passavam mais tempo com amigos e relataram maiores níveis de felicidade.
  3. Espiritual: a espiritualidade é comumente vista como um senso de propósito, direção ou significado, sem o qual os valores se perdem pelo caminho, desfazendo o equilíbrio da vida. Muitos cultivam sua espiritualidade através de meditação, oração ou outras atividades que promovem uma conexão com a natureza ou um poder superior. Manter o bem-estar espiritual não está ligado a ter uma religião ou sistema de crenças específico. A saúde espiritual é sobre como personalizar sua jornada e manter uma abordagem da vida baseada em valores. A decisão de como você escolhe fortalecer sua saúde espiritual é sua.
  4. Ambiental: o bem-estar ambiental é sua ligação com a comunidade em que você vive e trabalha. É determinado pela relação recíproca entre um indivíduo e os recursos vivos e naturais que o cercam. Diz respeito ao futuro. À sustentação da vida. Os efeitos do fortalecimento do seu bem-estar ambiental podem ser sentidos pessoalmente e pelas comunidades locais e globais.

“Na Humana Mundi nós utilizamos o conceito do MIC e a visão transpessoal em todas as nossas unidades de negócios, o MIC Clínica Integrativa (exemplos: saúde mental e saúde da mulher), o MIC Empresas (circuito de palestras e consultorias integralizadas) MIC Educação (cursos, workshops e palestras). Além disso, temos o Núcleo de Psicologia Transpessoal da Humana Mundi”, finaliza Maria Cristina.

Este é o segundo conteúdo da microsérie que estamos produzindo para falar sobre o MIC. Nos próximos, vamos explicar mais sobre esse assunto. Fique atento!

 

Compartilhe: