Orientação parental

O que é a orientação parental?

A orientação parental é uma jornada de descoberta e fortalecimento para toda a família. Esse processo terapêutico busca nutrir os laços familiares, criando um ambiente onde cada membro se sente valorizado e apoiado.

Para guiar as famílias nessa caminhada, a orientação é conduzida por profissionais especializados – psicólogos ou terapeutas treinados para entender as nuances da dinâmica familiar.

Com uma abordagem que considera o comportamento das crianças e como responder a ele de maneira construtiva, o objetivo é criar um lar onde o amor, o respeito e o entendimento floresçam.

Quais são os objetivos?

Perguntas
frequentes

A orientação parental é uma jornada, ideal para pais que desejam crescer junto com seus filhos. Ela é uma ferramenta valiosa para ajudar a navegar pelas diversas fases do desenvolvimento infantil.

A busca por essa orientação não precisa vir de um momento de crise. Ela pode ser uma escolha proativa quando os pais percebem pequenas oportunidades para melhorar a dinâmica familiar. A orientação parental pode ser um caminho para romper tabus e construir uma relação mais próxima e afetuosa com os filhos.

Desenvolvimento do autocontrole e do autoconhecimento dos pais;

Reconhecimento dos desejos que estão por trás das ações da criança;

Mais preparo para lidar com limites, sem métodos punitivos, como o castigo;

Quebra de padrões não positivos;

Fortalecimento da habilidade de ensinar os filhos sobre valores inter e intrapessoais;

Construção de uma relação baseada na firmeza e no amor.

Terapias e tratamentos