A pandemia afetou todas as camadas da sociedade, e não foi diferente com o ambiente de trabalho. Para evitar a propagação do vírus, as empresas tiveram que relocar seus funcionários e deixá-los para trabalhar de casa. Segundo Nicholas Bloom, professor de economia da Universidade de Stanford e especializado em trabalho remoto, dois dias de trabalho em casa por semana é o modelo ideal para alcançar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, reduzindo o estresse e o tempo de deslocamento entre casa e escritório. Isto nos mostra um pouco sobre as características deste modo de trabalho e o quanto ele pode ter vindo para ficar.

Porém, este modo requer algumas adaptações e planejamentos e aqui você verá quais são os pontos essenciais para fazer um ótimo home office e continuar sendo produtivo.

Espaço tranquilo e seguro

Para que você continue mantendo um bom ritmo de produção e um bom nível de foco, é mais do que necessário um espaço calmo e seguro de trabalho. Um escritório ou um quarto já são suficientes, porém, é preciso que haja uma boa estrutura dentro do cômodo que você irá trabalhar. Uma boa iluminação, mesa e cadeira confortáveis e ergonomicamente adequadas.

Planejamento e disciplina

Para que a mente e o corpo não relaxem, é muito importante você continuar definindo os horários de trabalho, inclusive o de intervalo também. Uma determinação de rotina é essencial para que sua produtividade no home office não caia para níveis alarmantes. Equilíbrio mental e físico são peças-chaves.

Organização visual e adaptação

Trabalhar de pijama ou de roupas que não sejam formais pode ser um fator prejudicial. Como nosso corpo está ligado à nossa mente e vice versa, basta um pequeno deslize na organização que consequentemente irão aparecer reflexos involuntários, pois o corpo e a mente podem responder de forma negativa a uma postura não equilibrada. Sem contar que você fica exposto à uma reunião de urgência com o chefe.

Práticas de exercícios que ajudem no equilíbrio

Outra opção de auxílio para o desempenho profissional são as práticas de exercícios terapêuticos em horários fora do trabalho. Atividades como a yoga estão entre as mais recomendadas.

O Yoga é a reunião de exercícios físicos, respiratórios e mentais com sua origem registrada na Índia há aproximadamente 7 mil anos. A prática se tornou famosa na parte ocidental do mundo e se espalhou rapidamente durante a pandemia por não precisar de grandes acessórios ou aparelhos. Além de promover concentração, foco, relaxamento e equilíbrio aos praticantes, a prática auxilia no alívio do stress e melhora na ansiedade. Com isso, é uma ótima oportunidade para você manter sua produtividade no estilo home office.

Terapias psicológica e corporal

Outras opções para suporte na vida profissional do home office são as terapias. Com o confinamento, muitas pessoas estão enfrentando problemas mentais devidos ao isolamento, e para evitar que isto tenha um grande efeito na sua vida, é essencial a busca do acompanhamento terapêutico.

Disponível em opção on-line, as consultas com os psicólogos se tornaram mais fáceis no confinamento e é ótima opção para auxiliar na vida profissional no home office.

Clínica Integrativa Humana Mundi: equilíbrio no home office

A Humana Mundi trata o paciente levando em consideração o corpo físico, mental e espiritual. É um ótimo suporte para quem deseja manter o equilíbrio na vida profissional. Conheça todas as especialidades da Humana Mundi clicando aqui.

Quer saber mais sobre assuntos como estes? Acompanhe nosso Blog e siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Compartilhe: