Saiba mais sobre a sexualidade humana e sua importância para a o indivíduo e para sociedade
Os temas sobre a sexualidade humana muitas vezes são tratados de forma simplória e reducionista, levando-se em conta apenas sua natureza biológica. Ainda é um assunto com muitos tabus na nossa sociedade, o que acaba gerando dúvidas e desinformação.
Por essa razão, se faz imprescindível que tratemos sobre ele, de forma clara e democrática, garantindo que a informação e a possibilidade da reflexão cheguem a todos.
O que é
A sexualidade humana, por definição, é um fenômeno complexo que se constrói através da vivência da sexualidade. Nessa construção, consideramos a influência de aspectos sociais, biológicos, psicológicos, culturais e históricos.
Importância e Conscientização
Este assunto merece atenção e conscientização, pois vai muito além do aprendizado das estruturas de órgãos sexuais, configuração da reprodução humana, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis- temas normalmente abordados nas orientações sexuais. Devemos considerar seu aspecto amplo, que abarca diversos âmbitos da vida do indivíduo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): “A sexualidade é uma energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; ela integra-se no modo como sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo ser-se sexual. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influência também a nossa saúde física e mental”.
Percebemos, dessa forma, que a sexualidade está diretamente relacionada com a qualidade de vida, por isso é fundamental desenvolver e manter uma vivência sexual saudável ao longo da vida.
Dada sua importância, também se faz necessário que ações de educação e conscientização sejam feitas na sociedade, considerando o contexto que cada um está inserido. O principal foco para essa iniciativa é o público jovem.
Pelos inúmeros riscos que estão expostos, pelo fato de que na adolescência o indivíduo passa por muitas transformações biológicas, e por estarem em momento de formação, trazer conhecimento pode auxiliá-los, não apenas com informação, mas também na formação de atitudes para consigo e com o outro. Oferecer condições e meios para que o jovem cresça interiormente e seja capaz de tornar-se um cidadão, capaz de escolher e viver sua sexualidade da melhor maneira possível respeitando o sentido de coletividade, é o objetivo de uma educação sexual crítica. Em contrapartida, o desconhecimento por parte de muitos jovens a respeito dos métodos contraceptivos, de doenças sexualmente transmissíveis e de assuntos como identidade de gênero e orientação sexual, culmina em uma grande rede de desinformação, deixando-os expostos a situações que podem ser evitadas com conhecimento e prevenção.
Assim, é possível transformar a ideia de que a sexualidade se refere apenas a prática sexual, e entender que ela abarca aspectos comportamentais, valores e sentimentos do indivíduo e da sociedade, influenciando diretamente na saúde e nas experiências dos mesmos.
Gostou do texto? Acesse nosso blog e confira muitas notícias do mundo da saúde. Siga-nos nas redes sociais para ficar antenado nas novidades da Humana Mundi, estamos no Linkedin e Instagram e Facebook.