Terapia familiar

O que é Terapia Familiar?

A Terapia Familiar, também conhecida como Terapia Sistêmica, concentra-se nas relações entre um grupo de pessoas, indo além das experiências individuais. Seu objetivo é auxiliar as pessoas em relacionamentos próximos a apoiarem umas às outras. Esse grupo pode incluir pais e filhos de todas as idades, avós, irmãos, parceiros, amigos, cuidadores ou qualquer pessoa importante para a família.

Terapia Familiar Sistêmica - Quais são os benefícios?

Cada família é como um organismo vivo. Há momentos em que tudo está ótimo e funciona perfeitamente, mas também existem momentos em que até as pequenas questões podem se tornar grandes desafios. Assim como uma lesão em uma parte do nosso corpo afeta todo o sistema, questões em uma família podem afetar todos os membros. A Terapia Sistêmica ajuda os membros da família a colaborarem quando algo está causando dor ou desconforto.

A Terapia Sistêmica não impõe soluções, trabalha em conjunto com as pessoas envolvidas. Ela promove o diálogo de maneira respeitosa às diferentes crenças, culturas e vivências. Encara as relações como um recurso para enfrentar situações de estresse de forma eficaz. Proporciona um ambiente seguro para que os membros da família expressem seus pensamentos e sentimentos. Ela também incentiva a compreensão das experiências uns dos outros e a valorização das necessidades individuais. Além disso, realça as habilidades e pontos fortes das pessoas, buscando utilizá-los para promover mudanças significativas em suas vidas.

A Terapia Sistêmica é igualmente valiosa para aqueles que buscam terapia individual, pois permite uma reflexão sobre os aspectos fortes e desafios do relacionamento.

Perguntas
frequentes

Às vezes, optar pela terapia familiar é mais benéfico do que a terapia individual. Na terapia familiar, todas as questões são analisadas considerando a perspectiva de um indivíduo dentro de um sistema. Existem diversas situações em que a terapia familiar pode ser a abordagem mais adequada para o tratamento.

O ideal é que a maioria dos membros da família participe do processo terapêutico. Contudo, entendemos que pode haver flexibilidade nisso. Em algumas situações, sessões podem envolver apenas membros específicos da família, seja por restrições práticas ou pela falta de vontade de alguns membros em participar.

Os terapeutas familiares são treinados para compreender os sistemas familiares e praticam uma autorreflexão rigorosa após as sessões. Em certos casos, dois terapeutas familiares podem trabalhar com uma família durante a terapia. Isso é feito para garantir que todas as diferentes perspectivas dos membros da família sejam valorizadas, reduzindo assim a probabilidade de divisões ou de um terapeuta “tomar partido”. O objetivo é criar um ambiente equilibrado e imparcial para facilitar o processo terapêutico.

Terapias e tratamentos