
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 10 pessoas no mundo, ou seja, 10% da população global, sofre de algum distúrbio de saúde mental, cenário que foi ainda muito agravado com a pandemia da Covid-19. Esses números estão virando os holofotes para uma área de atuação dentro da psicologia que pode ser fundamental para te ajudar: a neuropsicologia.
Trata-se de um braço da psicologia clínica que, por meio do estudo do funcionamento do cérebro, pode auxiliar não só no tratamento de doenças e transtornos, mas também ajuda na saúde mental do seu cotidiano. Estudos recentes já demonstram que o aspecto cognitivo dos pacientes pós-covid também é afetado, surgindo sintomas, como falta de atenção, sonolência diurna excessiva, fadiga, torpor e lapsos de memória. Tudo isso fez com que a Neuropsicologia torna-se ainda mais necessária e relevante.
A Neuropsicologia é uma área de interface entre a Neurologia e a Psicologia. De um lado, há o estudo detalhado do sistema nervoso e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos. A especialidade compreende como o cérebro influencia nas suas funções cognitivas, como:
• Atenção;
• Memória;
• Raciocínio;
• Capacidade de julgamento;
• Comportamento;
• Emoções.
O Conselho Federal de Psicologia, na Resolução 002/ 2004, que institui a Neuropsicologia como especialidade, define a área como aquela que: “Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso conhecimentos teóricos angariados pelas neurociências e pela prática clínica, com metodologia estabelecida experimental ou clinicamente.”
Conheça essa e outras especialistas em: https://humanamundi.com/especialidades/